quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Um Próspero 2010, Com as Influências de Vênus.

                                                                           
2010 será um ano sob influência das energias de Vênus, acreditando ou não seu dia a dia, sua saúde, trabalho e o amor, serão de alguma forma influenciados por ele, então vamos conhece-lo primeiramente Astronomicamente falando. Pois seria uma boa oportunidade de analisarmos as energias que nos influenciam:À noite, quando aparece no céu, o planeta Vênus é um dos astros mais reluzentes, só não é mais brilhante que a Lua. Popularmente ele é conhecido como "Estrela Dalva" ou "Estrela do Pastor". Com telescópios e mesmo binóculos nós podemos observá-lo no período de claridade e desde que ele não esteja visualmente próximo do Sol.A atmosfera de Vênus é 92 vezes mais densa que a terrestre, por essa razão a pressão em sua superfície é equivalente a mergulhar 920 metros de profundidade no mar. Além disso, a atmosfera é composta principalmente de gás carbônico o que provoca um efeito estufa enorme fazendo de Vênus o planeta mais quente do sistema solar, com 460oC no equador do planeta.
Durante muito tempo pensou-se que Vênus era o planeta gêmeo da Terra, mas hoje sabemos que são parecidos apenas no tamanho e na quantidade de massa. Nas condições ambientais para a existência de vida ele é completamente diferente da Terra.
O Ano de Vênus é menor que seu dia. O ano dele dura 224 dias terrestres (uma revolução completa ao redor do Sol). O dia (uma rotação completa) dura 243 dias terrestres e a rotação de Vênus é no sentido contrário ao dos outros planetas. Enquanto o Sol nasce do lado leste em todos os demais planetas, em Vênus o Sol nasce do lado oeste.Tem muito mais. Procure acessar e pesquisar na net.

VÊNUS E A MITOLOGIA

Vênus é a deusa do panteão (ou panteon) romano, equivalente a Afrodite no panteão grego. É a deusa do Amor e da Beleza. O nome vem acompanhado, por vezes, de epítetos como "Citereia" já que, aquando do nascimento, teria passado por Citera, onde era adorada sob este nome.


O mito do nascimento conta que surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas (afros, em grego). Em outra versão, é filha de Júpiter e Dione. Era considerada esposa de Vulcano, o deus manco, mas mantinha uma relação adúltera com Marte.
Vênus foi uma das divindades mais veneradas entre os antigos, sobretudo na cidade de Pafos, onde templo era admirável. Tinha um olhar vago, e cultuava-se o zanago dos olhos como ideal da beleza feminina. Possuía um carro puxado por cisnes.


Vénus possui muitas formas de representação artística, desde a clássica (greco-romana) até às modernas, passando pela renascentista. É de uma anatomia divinal, daí considerada pelos antigos gregos e romanos como a deusa do erotismo, da beleza e



NA ALQUIMIA              




É uma representação simbólica do espelho na mão do deusa Vênus ou um símbolo abstrato para esta deusa: um círculo com uma pequena cruz eqüilateral embaixo. O símbolo de Vénus também representa a feminidade e na antiga alquimia representava o Cobre. Os alquimistas compunham o símbolo com um círculo (que representa o espírito) acima de uma cruz eqüilateral (que representa a matéria).


NA  ASTROLOGIA  E NAS FORMAS DE AMOR


Vênus representa a sua sensibilidade, o sentido de belo e o afeto com que você lida com as pessoas e situações. A Casa do Mapa onde estiver Vênus é onde você precisa agir com delicadeza e suavidade. Assim, poderemos acessar nossa melhor parte, despertando nosso lado gentil, sensível, bonito e até artístico... porque o amor é uma arte!


Quando você afasta-se dela, surge então a feiúra, a insensibilidade, o melindre. Vênus é o planeta regente de Touro, na Mitologia está associada a deusa do Amor, Afrodite, nascida das espumas do mar com o sêmen de Ouranus (o Céu), ao ser castrado por Saturno.
O amor é a única porta de acesso ao Infinito que habita em nós, portanto, a beleza deverá ser sempre o reflexo de uma Beleza Maior. Por exemplo, quando observamos um pôr do sol, nossa alma é tocada pela Infinitude que esta beleza espelha em nós.
Vênus, na Astrologia, representa o prazer, a satisfação, a auto-estima. Quando não estamos satisfeitos, não atingimos um estado saudável de amor próprio,o que impossibilita que as outras pessoas também possam nos amar e respeitar. Vênus é o espelho da nossa própria alma: o que amamos e achamos bonito é o que há de mais belo e valioso em nós mesmos. Vênus é também o princípio da união e fertilização, já que o envolvimento e a entrega amorosa certamente resultam num processo de criatividade.


QUAL É A SUA FORMA DE AMAR?


E isso não é de agora. Baseado no texto de "O Banquete" de Platão, veja as faces de vênus, as Faces do Amor, as formas de amar...


1-Vênus Porné


É a Vênus dos meretrizes, da luxúria. Vai reger o nível mais grosseiro da sexualidade. As cortesãns  se dedicavam aos templos de Vênus e tinham que ter beleza e talento para as artes eróticas. Hoje,modernamente sobrevivem em relações mantidas só pelo sexo e prazer.


2-Vulgívaga
A Vênus de toda gente. Inspira os amores comuns. É sensorial. Ela vai sem conseqüência, ama com desvario, busca seu prazer e satisfação, estimulando o prazer e a alegria dos parceiros. Ela não teme a entrega, pois ela se possui.

3-Vênus Pandêmica
A Vênus de toda gente. Inspira os amores comuns. É sensorial. Ela vai sem conseqüência, ama com desvario, busca seu prazer e satisfação, estimulando o prazer e a alegria dos parceiros. Ela não teme a entrega, pois ela se possui.

4-Vênus Pontia
Vênus que protege os marinheiros. Vislumbra-se aqui já uma sutileza; a pessoa se liga ao emocional, sabe que tem um sentimento. O coração se desliga do desejo puramente dos sentidos e já percebe uma emoção.

5-Vênus Anadiomena
A Vênus que sai do mar, a que se levanta das águas. É o nível da sensibilidade, acima das emoções. O amor supera o emocional, o passional, as águas inferiores para buscar uma relação mais bonita. A expressão da sensibilidade não se dá somente nas relações afetivas. Através da arte você transfigura.


6-Vênus Geretrix
A Vênus que favorece os matrimônios. Aqui ela é a própria fonte de criação que favorece a vida. Nesse princípio de união, a atração permanece, que é quando o amor se estabelece no matrimônio. É a Vênus da fertilidade e fecundação, que impele as pessoas a preen-cherem funções criativas e procriativas. O ato de amor é um ato criativo. O amor abre caminho ao sentimento de totalidade da vida e à sua faculdade de colocar as pessoas em estado criativo.

7-Vênus Melenis
A Vênus negra, a da noite. O vínculo amoroso tem algo de noturno, já que Vênus é filha do céu estrelado. Quando a beleza do céu escuro aparece à noite, você vislumbra a beleza do infinito. Na noite escura, o amor surge em clarões; tentamos atingir aquela luz, desejando uma união mais infinita, mais perfeita.


8-Vênus Urania
A Celeste, que não tinha mãe. Tem o alto como origem e destinação. Aqui a principal função do amor é criar a virtude através da beleza, como afirma Platão, no Banquete. A Vênus Urânia é a inspiradora de um amor etéreo, superior, através do qual se atinge o amor supremo. A beleza do corpo dá lugar a beleza da alma, caminho para a Beleza e Amor Supremos. O texto para ilustrar a Vênus Urânia é o final do discurso de Diotima, citado por Sócrates no Banquete, de Platão.